Dicas de viagem

A partir de hoje, vou postar aqui algumas dicas de viagem, de quem já viajou muito pelas estradas do Brasil, seja a trabalho, seja de excursão (pacote turístico), seja dirigindo a passeio. Vai ter seção de dicas gerais e sugestões de passeios.

Quem disse que só rico viaja? Aqui vou dar dicas de como viajar bem gastando menos. Todas as dicas são minhas, ou seja, nada foi tirado de outra fonte de informação.

SUGESTÕES DE PASSEIOS
Santo Antônio do Pinhal - SP
Serra Gaúcha / Gramado
Pomerode - SC

DICAS GERAIS
1. Hospedagem
* Se o local de destino é caro e você está de carro (ou os meios de locomoção intermunicipais sejam bem acessíveis), hospede-se em uma cidade vizinha à que vai visitar. Praticamente todas as cidades turísticas possuem uma cidade próxima que não é turística. O combustível costuma ser mais barato que a hospedagem. Porém, em cidades com atividades boêmias, é melhor ficar na própria, se não for cara demais.
* Se puder, procure pagar a hospedagem em cash. Muitas pousadas costumam dar desconto. 
* Quanto mais cedo reservar, mais descontos pode conseguir, mas os meios de hospedagem costumam exigir depósitos de 50% do valor da hospedagem como garantia.
* Cuidado para não trocar gato por lebre. Embora alguns dias de hospedagem "sejam somente para dormir", você pode ter alguns inconvenientes como: chuveiro estragado ou com a água quente desrregulada, televisão ruim, box sem porta ou vazão para água (molhando todo o banheiro), barulho demais na vizinhança do quarto etc. Se você tolera bem essas situações, tudo bem. Se não, avalie se não é melhor pagar um pouco mais por mais conforto.

2. Alimentação
* Alimente-se bem. Comida de restaurante já não é a mesma coisa da comida de casa, portanto, procure bons restaurantes. Procure conciliar boa comida com bom preço, mas privilegie sempre a boa comida.
* Faça um bom café-da-manhã, pois já está incluído na diária, mas sem exageros que possam atrapalhar o seu passeio, claro.
* Os alimentos do frigobar ou expostos no quarto geralmente não estão incluídos na diária. Cuidado com chocolate, batata frita ou refrigerante, por exemplo, pois o preço deles costuma ser bem mais alto que o normal. Não caia em armadilhas tentadoras, a não ser que realmente esteja com fome ou sede e não dê para sair e comprar em supermercados, lanchonetes ou mercearias.
* Evite alimentos gordurosos, pois muitos restaurantes reaproveitam a gordura. Não faça da carne vermelha o alimento de todo dia nas viagens. Dê um espaço para as carnes brancas, que são mais leves e saudáveis para o viajante. Se puder, tire um ou dois dias para não comer carne, pois a digestão é pesada e lenta para quem está se movimentando na estrada.
* Geralmente, dois pratos (a la cart) são mais que suficientes para três pessoas. Explique para o garçom antes de pedir, para evitar confusões.
* É melhor um bom prato ou lanche que alimente bem do que ter que pedir um segundo depois. A soma de dois pratos ou lanches pequenos é bem maior que um médio ou grande.
* Ande sempre com uma garrafa/copo de água mineral por perto e um boné/chapéu disponível, dependendo do lugar. Desidratações são comuns.
* Se possível, nas viagens, almoce e jante ao invés de lanchar. A refeição sempre é mais saudável, quando bem feita.
* Se passar mal (diarreia), utilize remédios que controlem a flora bacteriana e tome muito líquido, alimentando-se normalmente. Se o sintoma persistir e for acompanhado de vômitos, procure um posto médico, pois pode ser uma infecção intestinal.

3. Combustíveis e trajeto
*  Procure sempre uma marca de confiança para o abastecimento, preferencialmente perto de uma cidade mais movimentada. Evite o cartão de crédito em postos.
* Procure parar em postos que atendam a todas as suas necessidades: banheiro com higiene, alimentação, conveniências, combustível, verificação de motor e calibragem de pneus. É mais seguro e você economizará tempo em sua viagem.
* Se enjoar com as curvas da estrada, procure se concentrar em algo. A maioria dos enjôos acontece porque o passageiro acompanha inconscientemente o trajeto sinuoso e acaba ficando nervoso com ele. Note que o motorista quase nunca enjoa, pois está concentrado na direção.
* Você não precisa fazer 120 km/hora ou mais, mesmo porque é contra a legislação de trânsito. Resguarde a sua vida.
* Cuidado com os pardais (fiscalização eletrônica). Há muitos deles sem aviso prévio. O ideal é tentar seguir as placas de velocidade e ficar atento.
* Há prós e contras em estradas mais movimentadas e menos movimentadas. As mais movimentadas possuem maior estrutura e chegam com mais rapidez ao destino, embora muitas tenham o inconveniente de pedágios e muitos pardais, embora a maioria seja de 110 km/hora, além de mais acidentes. As menos movimentadas geralmente não possuem pardais e pedágios, mas podem possuir mais buracos e passar por dentro de cidades, tornando a viagem mais lenta e cansativa; possuem também menos estrutura de atendimento.

4. Dinheiro
* Não ande com todo o dinheiro no bolso ou bolsa. Se tiver confiança no hotel ou pousada, deixe o principal em algum lugar seguro na mala ou no cofre do hotel.
* Dê preferência para o cartão de débito, desde que haja fundos programados para a viagem. Evite o cartão de crédito, a não ser que o use com excelente controle. Evite também o talão de cheques, mesmo porque está cada vez menos aceito.
* Sempre tenha algumas moedas para dar a algum pedinte, por segurança. Lembre-se que, infelizmente, pode ser algum assaltante. Se não der, acabam assaltando.

5. Roteiros
* Há aqueles que preferem se hospedar em apenas um lugar base (centro turístico) e, a partir dali, aproveitarem os arredores. Há quem prefira curtir somente o lugar onde se está hospedado. E há os que gostam de estar cada dia em um lugar.
* Para os primeiros, é interessante verificar com o hotel ou pousada se há turismo receptivo na cidade (agências de passeios) ou informações turísticas a respeito da própria cidade ou região.
* Para os segundos, é melhor levar apetrechos que ajudem no lazer, como baralhos, jogos, churrasqueira portátil ou violão; ou, ainda, aproveitar o que o meio de hospedagem oferece.
* Para os últimos, o melhor é fazer roteiros circulares, que são aqueles cuja rota da ida não é a mesma da volta ou, pelo menos, em parte. A quantidade de quilômetros rodados aumentará um pouco, mas o custo-benefício para o peregrino é bem interessante e mais cidades serão visitadas.
* Dá pra fazer uma união dos três tipos de turistas, ou seja, peregrinar por vários centros turísticos em uma mesma viagem, conhecendo os arredores a partir dali e, à noite ou outros momentos, aproveitar o meio de hospedagem.
* Se quiser descobrir bons lugares por conta própria, talvez o mais interessante seja fazer um roteiro circular primeiro. Depois que descobrir, faça nova viagem somente para os locais escolhidos.